Está patente na BE da escola secundária a exposição "Cinco Décadas de Democracia".
A democracia em Portugal faz 50 anos em 2024! Desde 23 de março de 2022, passámos a viver mais tempo em liberdade do que em ditadura. Assim, para celebrar o 50.º aniversário do 25 de abril de 1974, a Pordata e a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) iniciaram um ano de debates sobre o país que éramos então e que somos agora.
Todos os meses têm publicado mini-infografias sobre as mudanças profundas que ocorreram, entre a década de 1970 e o presente, no emprego, na população, na economia, entre outras áreas importantes da vida nacional.
Nesta atividade participaram 22 alunos do 9ºA e 24 alunos do 9ºB, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, acompanhados pela Profª Susana Rainha. Partilhamos dois dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos da turma B e alguns dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 9ºA, após a visita à exposição, sobre a democracia em Portugal e o impacto das mudanças que ocorreram nos últimos 50 anos, num país que abraçou a liberdade em detrimento da ditadura.
A iniciativa da Pordata e a FFMS foi crucial para debater, a partir de dados concretos, as mudanças, o antes e o depois, numa dinâmica entre passado presente, que nos ajuda a compreender, analisar o impacto positivo das mudanças e o caminho a percorrer para responder aos desafios do presente.
As mini-infografias sobre as mudanças profundas que ocorreram, entre a década de 1970 e o presente, no emprego, na população, na economia, entre outras áreas importantes da vida nacional. Foram analisadas na exposição e os alunos, em sala de aula, realizaram uma análise dessas transformações, na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Os aspetos tratados, serão ainda recuperados na disciplina de História. Voltaremos ao site https://www.pordata.pt/cinco-decadas-democracia-em-portugal e iremos comparar a informação com o caminho percorrido pela Democracia em Portugal, desde 1974, o fim do processo revolucionário e a normalização da democracia.
Os trabalhos desenvolvidos visam a promoção do debate sobre o tema, em sala de aula, e não a exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, daí os mesmos terem sido executados desta forma.
Comentarios